Cinco provas de Tomás de Aquino sobre a existência de Deus

Cinco provas de Tomás de Aquino sobre a existência de Deus

CINCO PROVAS DE AQUINO SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS

1ª A movimentação das coisas que existem no mundo.

2ª A conservação ou a dependência de todas as coisas. Se jogarmos alguma coisa estaremos provocando uma movimentação. Todas as coisas dependem umas das outras ou se relacionam entre si. Existe uma hierarquia. Deve existir uma primeira causa. Deve existir uma suprema causa.

3ª Surgimento e desaparecimento das coisas. As coisas existem ou não existem. Hipótese de tempo. Tudo o que é perecível perece. Nada pode chegar a existir do nada.

4ª Existem graus de bondade e perfeição. Existe uma suma perfeição. Moralidade e bondade são atributos de Deus.

5ª Cooperação de coisas materiais. Ordem cósmica. Coisas não inteligentes não podem cooperar, por isso deve existir um autor que faz com que tudo funcione no mundo apesar das diferenças.

admin

2 Comentários

JOSE ROBERTO LIMA Publicado em4:51 am - nov 24, 2018

gostaria que voces desenvolvesse esse esboço, pois tem muitos irmãos que não sabem, quem foi tomas de aquino, por isso é interessante eles saberem,quem foi esse importante homem na literatura.

    admin Publicado em11:59 am - jan 14, 2019

    Prezado José Roberto. Não tem como eu ampliar este texto sobre as 5 provas de Tomás de Aquino sobre a existência de Deus. No caso teríamos que publicar uma nova matéria sobre o assunto. Mas como este assunto pode ser pesquisado no Google, onde inúmeros teólogos e filósofos expõem seus ponto de vistas sobre o assunto, se vc está mesmo interessado em conhecer os argumentos por gentileza recorra ao Google. Obrigado.