OS LIVROS APÓCRIFOS

Apócrifo é um vocábulo grego que significa “aquilo que está oculto”. Usado primitivamente em literatura para designar o que se achava em sigilo para os iniciados e revelado aos sábios. Séculos mais tarde, serviu para designar escritos de Segunda classe; nos dias de Jerônimo designava a literatura “falsa”. Isto é, não inspirada. Este sentido permaneceu. Hoje “apócrifo” significa “falso”. Como usualmente o entendemos, refere-se a coleção dos livros canônicos, incorporados a Setenta ou Septuaginta e Vulgata, rejeitados, entretanto, pelos Judeus e protestanrtes.

I. VELHO TESTAMENTO

Estes apócrifos não tem nenhuma relação com os genuzim (livros reservados) dos Judeus que não eram inspirados e eram guardados apenas, por razões de piedade na gehizah das sinagogas.
Estes Livros refletem as duas correntes rabinicas: 1) tipo halákico ou jurídico e 2) haggádico ou histórico, inclinando-se para o apocalíptico. Escritos originalmente em hebraico ou aramaico, mas conservados somente no grego. Dividem-se em três grupos:
a) Históricos – a) Livro dos Jubileus; b) Vida de Adâo e Eva; c) Assenção de Isaías; d) III Esdras; e) III Macabeus; f) O Testamento de Moisés; g) Eldade e Medade; h) História de João Hircano;
b) Didáticos – a) Testamento dos Doze Patriarcas; b) Salmos de Salomão; c) Ode de Salomão; d) Oração de Manassés; e) IV Macabeus.
c) Apocalípticos – a) Livro de Enoque; b) Assenção de Moisés; c) IV Esdras; d) Apocalipse de Baruque; e) Apocalipse de Elias; f) Apocalipse de Ezequiel; g) Oráculos Sibilinos.
A Igreja Romana, por resoluções do Concílio de Trento (1545), aceita apenas os seguintes apócrifos: Judite, Tobias, Acréscimos a Ester, Livro da Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, Acréscimos a Daniel, I Macabeus e II Macabeus.

II – NOVO TESTAMENTO

Nos primeiros séculos surgiram os seguintes apócrifos:

01
Itinerário de Paulo
02
Itinerário de Pedro
03
Itinerário de João
04
Itinerário de Tomé
05
Didaché
06
I e II Epístola de S. Clemente
07
Epístola de Inácio
08
Epístola de Policarpo
09
Epístola de Hermas
10
Evangelho Segundo Tomé
11
História de Tiago
12
O Apocalipse de Pedro
13
Itinerário e Ensino dos Apóstolos
14
Cartas de Barnabé
15
Atos de Paulo
16
O Apocalipse de Paulo
17
Didascália de Clemente
18
Didascália de Inácio
19
Didascália de Policarpo
20
Evangelho Segundo Barnabé
21
Evangelho Segundo Mateus
22
Evangelho dos Hebreus, etc, etc…

A Igreja Romana, bem como as Igrejas Evangélicas, rejeitaram categoricamente todos os apócrifos do Novo Testamento.

III – CANONICIDADE DOS APÓCRIFOS

Resumidamente aqui, um trecho de José Carlos Rodrigues, sobre o problema da canonicidade dos apócrifos: “Assim a primeira versão latina da Bíblia (Ítala) feita da LXX (Septuaginta) continha, segundo a opinião dos melhores críticos, todos os apócrifos exceto III e IV Macabeus, mas acrescentou-lhes IV Esdras, que corria em saparado. Na versão de Jerônimo do original hebraico, ele excluiu, está visto, os apócrifos, cingindo-se aos 22 livros daquele códice. Mais tarde porém, disse (no seu Prólogo dos Livros de Salmos) que “como a Igreja lê Judite e Tobias e os Livros dos Macabeus, apesar de não recebê-los no Cânon das duas Escrituras, também deve ler estes dois livros (Sabedoria e Eclesiástico) para mera edificação, não para confirmação dos dogmas da Igreja”. Depois desta concessão de parte do grande padre não é de admirar que todos os apócrifos fossem obtendo reconhecimento geral. Nos concílios de Hipo (393) e Cártago (397) dominados por Agostinho foram reconhecidos como canônicos: Tobias, Judite, I e II Macabeus, além de Sabedoria e Eclesiástico… repetimos que até o Concílio de Trento em 1546 ainda grandes autoridades eclesiásticas dos Católicos se manifestavam contra a canonicidade dos apócrifos, bastando citar S. Tomaz, no século XIII. Esse concílio, porém, admitiu como canônicos III e IV Esdras, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, I e II Macabeus, bem como os Acréscimos a Ester e Daniel. Dos chamados apócrifos, que corriam, o concílio só excluiu o III e IV Livros dos Macabeus.
Para nós, todos os “apócrifos estão no mesmo plano, isto é, são extra-bíblicos, não são inspirados. A literatura “apócrifa” é pouco reconhecida. “O seu estudo nos fascina”, afirma José Carlos Rodrigues – “por apresentar-nos as idéias que flutuavam no Judaísmo, quando dele nasceu o Cristianismo”. A literatura “apócrifa”, vem ao nosso auxílio neste estudo, fornecendo-nos dados históricos e mostrando-nos o ambiente do Período Intertestamentário, isto é, de Malaquias a João Batista.

BIBLIOGRAFIA:

1. Biblia VIDA, Ed. Vida, 1981
2. Shedd, Russel P., A BÍBLIA VIDA NOVA, Edições Vida Nova, 3a Edição, 1980, São Paulo – SP.
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4. Cabral J., INTRODUÇÃO BÍBLICA, 4a Edição, 1986, Universal Produções Ind e Comércio Ltda, Rio de Janeiro – RJ.
5. Mein, John, A. B. C. COMO CHEGOU ATÉ NÓS, 8a Edição, 1980, Juerp, Rio de Janeiro – RJ.
6. Ferreira, Júlio Andrade, CONHEÇA SUA BÍBLIA, 4a Edição, 1980, Livraria Cristã Unida, São Paulo – SP.