• 055 (61) 998-17-2486
  • bello.augusto@gmail.com

Quem foi José do Egito?

Quem foi José do Egito?

Quem foi José do Egito?

José do Egito, como ficou conhecido é o penúltimo dos filhos de Jacó, neto de Isaque e bisneto de Abraão e Sara.

Assim, José é hebreu. Sua mãe se chamava Raquel. Quando e nasceu seu pai (Jacó) trabalhava para o seu tio (tio de Jacó) chamado Labão. Jacó foi para as terras de seu tio fugindo da ira de Esaú que queria matá-lo porque havia recebido a bênção de seu pai Isaque, enganando o velho se fazendo passar por Esaú. Por isso fugiu e foi morar com Labão, que era irmão de sua mãe que se chamava Rebeca. Lá, Jaco se apaixonou pela prima chamada Lea, mas na noite de núpcias Labão entregou a Jacó para desposar a filha mais velha, porque era tradição casar-se primeiro a mais velha, assim Jaco foi enganado e dormiu com a mulher errada, quando descobriu tudo, era marido de Raquel que deu à luz mais tarde a José. Jacó havia trabalhado sete anos para adquirir o direito de desposar Léa. Labão não deixou por menos. Para ele ter o amor de sua vida – Lea, teve que trabalhar mais sete anos.

Jacó enquanto esteve com seu tio Labão, teve filhos com Raquel, com Lea e com as duas empregadas de suas mulheres, com a anuência destas, no total de sete. Vamos parar com a história do pai e voltar para a do filho.

Jacó era louco por este filho que era o mais novo. Quando já era um jovem, José sonhou que seus 10 irmãos tinham feixes de lenha sobre as suas cabeças e todos feixes se inclinavam diante de seu feixe. Este sonho deixou os seus irmãos perturbados e morrendo de raiva de José, porque perceberam que José estava dizendo que eles todos se inclinariam perante ele (José). Depois de José, Raquel deu a luz a mais um filho de Jacó, que se chamou de Benjamim.

José com dezessete anos costuma espionar os seus irmãos mais velhos e trazia notícias para seu pai, veja:

Gênesis 17:2

“Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles.”

José, era o filho que Jacó mais amava, veja:

Gênesis 17:3

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.”

Por causa dos relatos de José e seus sonhos os irmãos o odiavam mais e mais, veja:

Gênesis 17:5

“José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.”

José sonhava muito, veja:

Gênesis 17:9

“Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.”

Assim, Jacó pediu que José fosse ver como estavam seus irmãos, e estes se aproveitaram quando José apareceu, para descarregarem o seu ódio contra ele (José). Tomaram a túnica que seu pai costurou e queriam matá-lo mais um de seus irmãos não o permitiu e deixou que jogassem ele em um poço profundo para morrer, veja:

Gênesis 37:28

“Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.”

No Egito José foi vendido a Potifar, veja:

Gênesis 37:36

“Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.”

Gênesis 39:1

“José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá.”

Lá no Egito ia tudo bem e tudo que José fazia dava certo e Potifar o colocou como mordomo de sua casa.

Gênesis 39:5

“Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo.”

José era bonito e tinha o corpo bem feito, veja:

“Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante.”

A mulher de Potifar se apaixonou por José e queria que ele fosse para a cama com ela, veja:

Gênesis 39:7

“E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.”

Ela assediava José constantemente, mas José se recusava, veja:

Gênesis 39:10

“Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela.”

Quando ela viu que José não iria para a cama satisfazê-la, armou um escândalo para que todos imaginassem que José havia tentado possuí-la à força, tendo deixando com ela a sua capa, veja no relato de Gênesis 39:11-23.
No Capítulo 40 de Gênesis do versículo 1 a 23, continua a história de José na prisão. O Rei manda tirar José da prisão, conta-lhe sonhos que José interpreta. José é constituído Governador sobre o Egito, acima da autoridade de José estava somente o Rei.
José se casa e nasce filhos, leia no capítulo 41.
Depois há realmente uma grande fome no mundo de então e a família de José (seus irmãos) aparecem no Egito e José os reconhece. José, manda que seus irmãos tragam seu irmão mais novo. Benjamim, vai ao Egito e Jacó diz que se algo acontecer a Benjamim, tal qual a José ele morrerá de desgosto e tristeza, mas acaba deixando que Benjamim vá ao Egito com os seus meio irmãos, lei no capítulo 42.
A história continua no Capítulo 43, 44.

No capítulo a seguir, José se revela a seus irmãos e chora copiosamente. No final do Capítulo seu pai se alegra muito e deseja vê-lo antes que morra, veja no capítulo 45.

No capítulo 46, Jacó desce para o Egito e Deus lhe fala para não temer. José ensina a seus irmãos como devem falar ao Faraó, veja no capítulo 46.
José, fala ao Faraó sobre sua família no próximo capítulo e ao final do capítulo, Jacó pede a Jose sob juramento que após sua morte seus ossos sejam levados para Canaã e seja sepultado junto às sepulturas de Isaque e Rebeca, veja, no capítulo 47.
No próximo capítulo José leva seus filhos para o seu pai abençoar, veja no capítulo 48.
No próximo capítulo o pai de José abençoa os seus filhos e morre, leia no capítulo 49.

José, pede ao Faraó que o deixe ir enterrar seu pai no local em que Jacó pediu. No final do capítulo José morre também, aos 110 anos de idade, leia no capítulo 50.
GÊNESIS 50

1 Então José se lançou sobre o rosto de seu pai, chorou sobre ele e o beijou.

2 E José ordenou a seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.

3 Cumpriram-se-lhe quarenta dias, porque assim se cumprem os dias de embalsamação; e os egípcios o choraram setenta dias.

4 Passados, pois, os dias de seu choro, disse José à casa de Faraó: Se
agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:

5 Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, deixa-me subir, peço-te, e sepultar meu pai; então voltarei.

6 Respondeu Faraó: Sobe, e sepulta teu pai, como ele te fez jurar.

7 Subiu, pois, José para sepultar a seu pai; e com ele subiram todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito,
8 como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus pequeninos, os seus rebanhos e o seu gado.

9 E subiram com ele tanto carros como gente a cavalo; de modo que o concurso foi mui grande.

10 Chegando eles à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram ali um grande e forte pranto; assim fez José por seu pai um grande pranto por sete dias.

11 Os moradores da terra, os cananeus, vendo o pranto na eira de Atade, disseram: Grande pranto é este dos egípcios; pelo que o lugar foi chamado Abel-Mizraim, o qual está além do Jordão.

12 Assim os filhos de Jacó lhe fizeram como ele lhes ordenara;
13 pois o levaram para a terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, como propriedade de sepultura, a Efrom, o heteu, em frente de Manre.
14 Depois de haver sepultado seu pai, José voltou para o Egito, ele, seus irmãos, e todos os que com ele haviam subido para sepultar seu pai.

15 Vendo os irmãos de José que seu pai estava morto, disseram:
Porventura José nos odiará e nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.

16 Então mandaram dizer a José: Teu pai, antes da sua morte, nos ordenou:

17 Assim direis a José: Perdoa a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.

18 Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis que nós somos teus servos.

19 Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus?

20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.

21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.

22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu cento e dez anos.

23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
24 Depois disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.

25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar daqui os meus ossos.

26 Assim morreu José, tendo cento e dez anos de idade; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.

Esta é a biografia de José, uma das maiores dentre os personagens da Bíblia.

Augusto Bello de Souza Filho
Bel. Em Teologia – Brasília (DF)
(Textos da versão de João Ferreira de Almeida Atualizada)

admin

One thought on “Quem foi José do Egito?

jonas lopes nevesPublicado em  10:48 am - jul 17, 2018

A história de José do Egito, vem nos mostrar a fraqueza das pessoas, a inveja, o querer ter, possuir, mandar etc.Lembremos Adão e Eva, Queriam ser maiores, saberem mais, depois, Abel/Caim primeira morte fraqueza/inveja de Adão e Eva segunda entre Abel e Caim- inveja/ crime. Nada hoje mudou, ao contrário- piorou, o egoismo aumentou, a criminalidade aumentou, a arrogância/prepotência cresceram, o querer cada vez mais não tem limites, a humildade desapareceu entre as pessoas, o respeito a Deus parou de existir, cada um para si, e, nada ao próximo, o perdão se transformou em ódio. Ninguém segue o exemplo de José, mesmo tendo sido vendido, e, sofrido tanto, perdoou seus irmãos, tinha Deus no coração. Hoje, deixa prá lá.

diziPublicado em  12:39 pm - jan 21, 2021

Thank for all the valuable information you publish. Deva Renaldo Orlosky

onlinePublicado em  9:37 am - jan 31, 2021

I was able to find good advice from your blog articles. Nataline Duffy Georgiana

onlinePublicado em  1:20 pm - jan 31, 2021

I used to be able to find good advice from your blog posts. Ardenia Wolfgang Jessen

moviesPublicado em  5:45 am - fev 4, 2021

Thanks Malou! I hope you enjoy the next one as much. Tally Ransell Wilkison

erotikPublicado em  1:32 pm - fev 12, 2021

It is a very good useful article I like to read such articles Janie Ruperto Robinetta

erotikPublicado em  4:15 am - fev 13, 2021

This is fabulous! What a timesaver and very important this Thanksgiving in particular when we will be dining alone. I will miss Thanksgiving with the usual crowd of 25! It will just be my husband and me. I love so much of the Thanksgiving food items, that I have decided the best way to still get to eat them all is to include them the rest of the month in all my regular dinners. You hit all the important dishes we usually have too! I just want to say, instead of onions, I will use pancetta in my squash. That is one of the traditional dishes we usually have. What a perfect and timely post and wishing you and yours a wonderful Thanksgiving. Stay well! Roanna Court Ebsen

turkcePublicado em  6:56 am - fev 13, 2021

hello!,I really like your writing so much! share we communicate more about your article on AOL? I need a specialist in this area to solve my problem. May be that is you! Having a look ahead to look you. Luciana Shalom Urbanus

turkcePublicado em  8:20 am - fev 13, 2021

I have been reading out a few of your articles and i can state nice stuff. I will definitely bookmark your website. Mavis Dewain Winwaloe

turkcePublicado em  12:47 pm - fev 13, 2021

Hey there. I found your site via Google at the same time as looking for a comparable subject, your web site got here up. It seems to be great. I have bookmarked it in my google bookmarks to come back then. Merle Standford Tierney

turkcePublicado em  2:04 pm - fev 13, 2021

These are great tips! I was hoping to tackle a pumpkin pie for Thanksgiving this year! Ciel Antone Bryn

turkcePublicado em  3:44 pm - fev 13, 2021

Awesome watch! A confirmation gift for my daughter. She loved it! Cornelia Geordie Celin

turkcePublicado em  4:58 pm - fev 13, 2021

Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you taking the time and effort to put this article together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile! Tessi Roland Adrea

turkcePublicado em  8:08 pm - fev 13, 2021

Only wanna comment on few general things, The website layout is perfect, the subject matter is really fantastic : D. Dix Ingemar Reynard

turkcePublicado em  10:51 pm - fev 13, 2021

Great tremendous things here. I am very happy to peer your article. Thanks a lot and i am taking a look forward to touch you. Will you kindly drop me a mail? Dinnie Roddie Orvas

turkcePublicado em  2:31 am - fev 14, 2021

Pretty! This has been an incredibly wonderful post. Aurea Bear Antonella

turkcePublicado em  4:31 am - fev 15, 2021

After I initially left a comment I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I receive 4 emails with the exact same comment. There has to be a way you are able to remove me from that service? Cheers! Joleen Ezechiel Broderick

turkcePublicado em  6:12 am - fev 15, 2021

Looking forward to reading more. Great article post. Thanks Again. Great. Marline Selby Bozovich Haleigh Trever Wenda

turkcePublicado em  7:44 am - fev 15, 2021

After looking over a number of the blog articles on your blog, I truly like your way of writing a blog. I saved it to my bookmark website list and will be checking back soon. Take a look at my web site too and tell me what you think. Phillis Bertrando Idette

turkcePublicado em  9:36 am - fev 15, 2021

Yes, you are correct. But it is not as simple as you state. For within the human species is an incredible range of motivations. But the issue is more one of leadership, especially political leadership. Eddi Chas Belita

turkcePublicado em  11:03 am - fev 15, 2021

Superb article from specialist. Thank you a lot for writing this helpful info for us all. Maridel Ambros Corwun

GuillermoPublicado em  10:24 am - fev 5, 2022

Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to
say that I’ve truly enjoyed surfing around your blog posts.

After all I will be subscribing to your rss feed and
I hope you write again soon!

Also visit my webpage; percussion clothing

back bracePublicado em  11:58 am - jun 11, 2022

Howdy great website! Does running a blog such as this require
a lot of work? I have virtually no knowledge of coding but I had been hoping
to start my own blog soon. Anyways, if you have any suggestions or techniques for new blog owners please
share. I understand this is off subject but I just had to ask.
Appreciate it!

back beltPublicado em  12:47 pm - jun 11, 2022

Good article. I will be going through many of these issues as well..

    adminPublicado em  2:34 pm - jun 11, 2022

    God bless you and give you strength to overcome all the problems that arise in your life! “A thousand may fall to your side, and ten thousand to your right, but you will not be hit.” (Psalm 91:7). Send me your news! Hug, Augusto Bello Filho

Best Private ProxiesPublicado em  1:01 am - jun 13, 2022

Very interesting topic, thankyou for putting up.

adminPublicado em  9:13 am - jun 13, 2022

What techniques can I apply to the Blog?

IPTV UKPublicado em  9:59 pm - jun 15, 2022

My brother recommended I might like this blog. He was entirely right.
This post truly made my day. You cann’t imagine just how much time I had spent
for this info! Thanks!

IPTV ProviderPublicado em  2:45 am - jun 16, 2022

When someone writes an article he/she maintains the thought of a user in his/her mind that how a user can be aware of
it. Thus that’s why this post is perfect. Thanks!

best IPTV server UKPublicado em  4:45 am - jun 16, 2022

Do you have a spam issue on this website; I also am a blogger,
and I was wondering your situation; many of us have created some nice methods and we are looking
to swap strategies with other folks, please shoot me an email if interested.

    adminPublicado em  6:53 pm - jun 16, 2022

    I have spam problems on this site. I got 15,000 comments because it took me more than a year without accessing the site. I already deleted about 4 thousand spans as comments. Then I made some plugin updates recommended by the “Godaddy” platform. After that I stopped receiving spans and continue working to delete the 11 thousand spans that I’m still analyzing one by one so as not to delete any authentic comments. If you can give me your suggestions I will accept.
    Thank you very much in advance.

    adminPublicado em  9:48 am - jul 9, 2022

    Okay! I have spam problem on my site yes. I recently installed some puglins suggested by WordPress and it reduced the incidence of spans.

best IPTV service UKPublicado em  8:05 am - jun 16, 2022

This is my first time pay a visit at here and i am really
pleassant to read all at one place.

mango wood sideboardsPublicado em  9:19 am - jun 25, 2022

Excellent way of telling, and pleasant piece of writing
to get information concerning my presentation subject matter,
which i am going to deliver in university.

Mango Wood SideboardPublicado em  5:36 pm - jun 25, 2022

I love what you guys tend to be up too. This kind of
clever work and reporting! Keep up the great works guys I’ve
you guys to our blogroll.

adminPublicado em  8:13 am - jun 26, 2022

Thank you very much! Are you welcome! God bless you and your father!

Roberto CamiloPublicado em  4:07 pm - ago 17, 2022

Se seus irmão não lançassem José no poço e fosse vendido como escravo para os egipicios, com certeza ele e sua família , todos pereciam e morreriam de fome na terra de canaã!

    adminPublicado em  8:14 pm - ago 30, 2022

    Boa noite! Isto mesmo. Deus em sua onisciência destinou José para socorrer a sua família embora José tenha sofrido antes de chegar ao poder no Egito. Foi caluniado e preso mas no final venceu. Deus lhe abençoe.

Rob SentaPublicado em  5:33 am - set 15, 2022

Hey, thanks for the article post.Really thank you! keep writing.

aprPublicado em  9:51 am - out 5, 2022

Great article, just what I was lookking for.

real estate advisorPublicado em  1:50 am - out 14, 2022

These are truly enormous ideas in about blogging.
You have touched some pleasant things here. Any
way keep up wrinting.

rental properties for sale in orlando metro florida for salePublicado em  2:39 am - out 14, 2022

Thanks on your marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you will be a
great author. I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back
later on. I want to encourage you continue your great work,
have a nice evening!

Deixe sua mensagem