Quem foi José do Egito?

Quem foi José do Egito?

Quem foi José do Egito?

José do Egito, como ficou conhecido é o penúltimo dos filhos de Jacó, neto de Isaque e bisneto de Abraão e Sara.

Assim, José é hebreu. Sua mãe se chamava Raquel. Quando e nasceu seu pai (Jacó) trabalhava para o seu tio (tio de Jacó) chamado Labão. Jacó foi para as terras de seu tio fugindo da ira de Esaú que queria matá-lo porque havia recebido a bênção de seu pai Isaque, enganando o velho se fazendo passar por Esaú. Por isso fugiu e foi morar com Labão, que era irmão de sua mãe que se chamava Rebeca. Lá, Jaco se apaixonou pela prima chamada Lea, mas na noite de núpcias Labão entregou a Jacó para desposar a filha mais velha, porque era tradição casar-se primeiro a mais velha, assim Jaco foi enganado e dormiu com a mulher errada, quando descobriu tudo, era marido de Raquel que deu à luz mais tarde a José. Jacó havia trabalhado sete anos para adquirir o direito de desposar Léa. Labão não deixou por menos. Para ele ter o amor de sua vida – Lea, teve que trabalhar mais sete anos.

Jacó enquanto esteve com seu tio Labão, teve filhos com Raquel, com Lea e com as duas empregadas de suas mulheres, com a anuência destas, no total de sete. Vamos parar com a história do pai e voltar para a do filho.

Jacó era louco por este filho que era o mais novo. Quando já era um jovem, José sonhou que seus 10 irmãos tinham feixes de lenha sobre as suas cabeças e todos feixes se inclinavam diante de seu feixe. Este sonho deixou os seus irmãos perturbados e morrendo de raiva de José, porque perceberam que José estava dizendo que eles todos se inclinariam perante ele (José). Depois de José, Raquel deu a luz a mais um filho de Jacó, que se chamou de Benjamim.

José com dezessete anos costuma espionar os seus irmãos mais velhos e trazia notícias para seu pai, veja:

Gênesis 17:2

“Estas são as gerações de Jacó. José, aos dezessete anos de idade, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia a seu pai más notícias a respeito deles.”

José, era o filho que Jacó mais amava, veja:

Gênesis 17:3

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.”

Por causa dos relatos de José e seus sonhos os irmãos o odiavam mais e mais, veja:

Gênesis 17:5

“José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.”

José sonhava muito, veja:

Gênesis 17:9

“Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.”

Assim, Jacó pediu que José fosse ver como estavam seus irmãos, e estes se aproveitaram quando José apareceu, para descarregarem o seu ódio contra ele (José). Tomaram a túnica que seu pai costurou e queriam matá-lo mais um de seus irmãos não o permitiu e deixou que jogassem ele em um poço profundo para morrer, veja:

Gênesis 37:28

“Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.”

No Egito José foi vendido a Potifar, veja:

Gênesis 37:36

“Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.”

Gênesis 39:1

“José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá.”

Lá no Egito ia tudo bem e tudo que José fazia dava certo e Potifar o colocou como mordomo de sua casa.

Gênesis 39:5

“Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo.”

José era bonito e tinha o corpo bem feito, veja:

“Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante.”

A mulher de Potifar se apaixonou por José e queria que ele fosse para a cama com ela, veja:

Gênesis 39:7

“E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.”

Ela assediava José constantemente, mas José se recusava, veja:

Gênesis 39:10

“Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela.”

Quando ela viu que José não iria para a cama satisfazê-la, armou um escândalo para que todos imaginassem que José havia tentado possuí-la à força, tendo deixando com ela a sua capa, veja no relato de Gênesis 39:11-23.
No Capítulo 40 de Gênesis do versículo 1 a 23, continua a história de José na prisão. O Rei manda tirar José da prisão, conta-lhe sonhos que José interpreta. José é constituído Governador sobre o Egito, acima da autoridade de José estava somente o Rei.
José se casa e nasce filhos, leia no capítulo 41.
Depois há realmente uma grande fome no mundo de então e a família de José (seus irmãos) aparecem no Egito e José os reconhece. José, manda que seus irmãos tragam seu irmão mais novo. Benjamim, vai ao Egito e Jacó diz que se algo acontecer a Benjamim, tal qual a José ele morrerá de desgosto e tristeza, mas acaba deixando que Benjamim vá ao Egito com os seus meio irmãos, lei no capítulo 42.
A história continua no Capítulo 43, 44.

No capítulo a seguir, José se revela a seus irmãos e chora copiosamente. No final do Capítulo seu pai se alegra muito e deseja vê-lo antes que morra, veja no capítulo 45.

No capítulo 46, Jacó desce para o Egito e Deus lhe fala para não temer. José ensina a seus irmãos como devem falar ao Faraó, veja no capítulo 46.
José, fala ao Faraó sobre sua família no próximo capítulo e ao final do capítulo, Jacó pede a Jose sob juramento que após sua morte seus ossos sejam levados para Canaã e seja sepultado junto às sepulturas de Isaque e Rebeca, veja, no capítulo 47.
No próximo capítulo José leva seus filhos para o seu pai abençoar, veja no capítulo 48.
No próximo capítulo o pai de José abençoa os seus filhos e morre, leia no capítulo 49.

José, pede ao Faraó que o deixe ir enterrar seu pai no local em que Jacó pediu. No final do capítulo José morre também, aos 110 anos de idade, leia no capítulo 50.
GÊNESIS 50

1 Então José se lançou sobre o rosto de seu pai, chorou sobre ele e o beijou.

2 E José ordenou a seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.

3 Cumpriram-se-lhe quarenta dias, porque assim se cumprem os dias de embalsamação; e os egípcios o choraram setenta dias.

4 Passados, pois, os dias de seu choro, disse José à casa de Faraó: Se
agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:

5 Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, deixa-me subir, peço-te, e sepultar meu pai; então voltarei.

6 Respondeu Faraó: Sobe, e sepulta teu pai, como ele te fez jurar.

7 Subiu, pois, José para sepultar a seu pai; e com ele subiram todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito,
8 como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus pequeninos, os seus rebanhos e o seu gado.

9 E subiram com ele tanto carros como gente a cavalo; de modo que o concurso foi mui grande.

10 Chegando eles à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram ali um grande e forte pranto; assim fez José por seu pai um grande pranto por sete dias.

11 Os moradores da terra, os cananeus, vendo o pranto na eira de Atade, disseram: Grande pranto é este dos egípcios; pelo que o lugar foi chamado Abel-Mizraim, o qual está além do Jordão.

12 Assim os filhos de Jacó lhe fizeram como ele lhes ordenara;
13 pois o levaram para a terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, como propriedade de sepultura, a Efrom, o heteu, em frente de Manre.
14 Depois de haver sepultado seu pai, José voltou para o Egito, ele, seus irmãos, e todos os que com ele haviam subido para sepultar seu pai.

15 Vendo os irmãos de José que seu pai estava morto, disseram:
Porventura José nos odiará e nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.

16 Então mandaram dizer a José: Teu pai, antes da sua morte, nos ordenou:

17 Assim direis a José: Perdoa a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.

18 Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis que nós somos teus servos.

19 Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus?

20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.

21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.

22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu cento e dez anos.

23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
24 Depois disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.

25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar daqui os meus ossos.

26 Assim morreu José, tendo cento e dez anos de idade; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.

Esta é a biografia de José, uma das maiores dentre os personagens da Bíblia.

Augusto Bello de Souza Filho
Bel. Em Teologia – Brasília (DF)
(Textos da versão de João Ferreira de Almeida Atualizada)

admin

17 Comentários

jonas lopes neves Publicado em10:48 - 17 de julho de 2018

A história de José do Egito, vem nos mostrar a fraqueza das pessoas, a inveja, o querer ter, possuir, mandar etc.Lembremos Adão e Eva, Queriam ser maiores, saberem mais, depois, Abel/Caim primeira morte fraqueza/inveja de Adão e Eva segunda entre Abel e Caim- inveja/ crime. Nada hoje mudou, ao contrário- piorou, o egoismo aumentou, a criminalidade aumentou, a arrogância/prepotência cresceram, o querer cada vez mais não tem limites, a humildade desapareceu entre as pessoas, o respeito a Deus parou de existir, cada um para si, e, nada ao próximo, o perdão se transformou em ódio. Ninguém segue o exemplo de José, mesmo tendo sido vendido, e, sofrido tanto, perdoou seus irmãos, tinha Deus no coração. Hoje, deixa prá lá.

Guillermo Publicado em10:24 - 5 de fevereiro de 2022

Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to
say that I’ve truly enjoyed surfing around your blog posts.

After all I will be subscribing to your rss feed and
I hope you write again soon!

Also visit my webpage; percussion clothing

    admin Publicado em08:22 - 7 de março de 2022

    Okay! Thank you! I visited your webpage. It’s very good! God bless you!

employee task management Publicado em18:02 - 6 de maio de 2022

Hey there, I think your website might be having browser compatibility issues.
When I look at your blog site in Chrome, it looks fine
but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
I just wanted to give you a quick heads up! Other then that,
superb blog!

    admin Publicado em06:53 - 11 de maio de 2022

    Good Morning
    Thanks for the observation. There are some changes I have to make to the site’s programming that should correct this problem. Soon I think it will be ok.
    God bless you!

app For employee attendance Publicado em18:32 - 6 de maio de 2022

Hi there, just wanted to say, I enjoyed this article. It was inspiring.
Keep on posting!

    admin Publicado em06:49 - 11 de maio de 2022

    Thank you very much. God bless you!

remote task manager tool Publicado em20:27 - 6 de maio de 2022

When I originally commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment
is added I get 4 emails with the same comment. There has to be a means you are able to
remove me from that service? Thank you!

    admin Publicado em06:48 - 11 de maio de 2022

    Good Morning!
    I don’t know what is happening to you. I don’t know where to change this setting. Send me one of these comments that’s going to you and I’ll look it up to see if I find anything. Send me your email address and other details. God bless you!

wfh attendance software Publicado em23:39 - 6 de maio de 2022

My coder is trying to convince me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the expenses.
But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a number
of websites for about a year and am nervous about switching to another platform.
I have heard excellent things about blogengine.net. Is
there a way I can transfer all my wordpress posts
into it? Any kind of help would be greatly appreciated!

    admin Publicado em06:39 - 11 de maio de 2022

    Good Morning!
    I produced this site in 1997 and published it independently. Over the years I transferred the site to WordPress.com which is a platform that offers many facilities for lay Web Masters. But I’m struggling because I’m not a programming expert and I don’t even understand the technical guidelines that WordPress.com and Goddady.com ask me to do on their site. Right now, I’ve been given a deadline to change the PHP version and I’m afraid of having problems later. So, I’m not an experienced person to give you the guidance you want. I think if you change platforms, you will have to start all over the site production all over again.
    God bless you.

employee attendance record Publicado em09:17 - 7 de maio de 2022

I go to see day-to-day a few web pages and information sites to read articles,
except this website gives feature based articles.

    admin Publicado em06:16 - 11 de maio de 2022

    Good Morning
    I didn’t quite understand what you meant. Can you be more clear?
    God bless you!

leave of absence tracking software Publicado em11:27 - 7 de maio de 2022

Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.
Look advanced to more added agreeable from you! By the way, how can we communicate?

    admin Publicado em06:14 - 11 de maio de 2022

    Good Morning!
    I am Brazilian and I speak Portuguese. However, I study English and use an online translator to help me with the translations. My name is Augusto and you can communicate with me by email: bello.augusto@gmai.com
    Send me news.
    God bless you!

app to track places visited Publicado em11:42 - 7 de maio de 2022

We absolutely love your blog and find many of your post’s to be exactly I’m looking for.
Would you offer guest writers to write content available for you?
I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on a number of the subjects you write in relation to here.

Again, awesome website!

    admin Publicado em06:09 - 11 de maio de 2022

    Good Morning!
    Thank you very much for your compliments on the site. We have texts on various biblical subjects. There were many studies that I produced in the 6 years of my Pastoral Theology course. I also publish articles by other authors, including family members. The site is 25 years old and I have sometimes thought about taking it down due to lack of resources for annual hosting payments.
    I would accept your collaboration and publish your texts if they are relevant and do not contradict the Theology that guides the website THE WORD OF GOD.
    Therefore, I would like you to identify yourself by informing me of your data such as name, age, denomination, nationality, etc. OK?
    Cordially in Christ!

Deixe uma resposta