• 055 (61) 998-17-2486
  • bello.augusto@gmail.com

Uma igreja velha! Quero uma igreja velha!

Uma igreja velha! Quero uma igreja velha!

UMA IGREJA VELHA! QUERO UMA IGREJA VELHA!

“Intolerâncias” é o título de artigo de Mauro Santayana, no “Jornal do Brasil”, de 12 de outubro. Começa assim: “Um fiel ‘desequilibrado’ da Assembléia de Deus apedrejou a imagem de Nossa Senhora, durante a procissão do Círio de Nazaré, em Belém. O ‘bispo’ da Igreja Universal do Reino de Deus, Sérgio Von Helder, esmurrou e chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em programa de televisão visto por milhões de pessoas, faz dez anos hoje – e não era desequilibrado”.
Santayana segue: “Há mais ou menos um mês, outro ‘desequilibrado’ matou, a enxadadas, seus velhos patrões, um casal de japoneses, em chácara de Brasília. De acordo com as testemunhas, o assassino, convertido há alguns meses à mesma Igreja Universal, sentiu-se incumbido, pelo pastor, de ‘retirar os demônios’ do corpo dos anciãos.
Atemorizados, os patrões o despediram. Matou primeiro a patroa, e depois o patrão, a pedradas e a enxadadas, gritando que o fazia ‘em nome do Senhor’. A Polícia fechou a igreja local”.
Não me direciono, aqui, contra a Universal. Creio serem coincidências os episódios em que ela é citada. A questão é outra. No passado, éramos chamados de “crentes” e éramos respeitados. Eu tinha 16 anos, trabalhava num escritório, na 7 de Setembro, no Rio. Numa noite, roubaram o cofre da empresa. A polícia veio investigar. Fim do expediente, eu precisava sair porque estudava. Um policial disse: “Deixa o menino ir. Ele é crente e crente não faz isso”.
Não era eu, como pessoa. Eram os crentes. Acima de suspeita. Depois viramos “evangélicos”. Alguns são “gospel”. Ora, vão para os Estados Unidos! Mas quando éramos respeitados, o caráter era trabalhado em nossas igrejas.
A ênfase mudou. Passou a ser o poder espiritual. Daí para o poder material e político foi um passo, porque não era o quebrantamento espiritual, mas poder espiritual para dominar. Nesta busca de poder, o que nos limitava foi posto de lado, pouco a pouco, a Bíblia. Porque ela estabelece padrões e limites.
Foi substituída por uma enxurrada de revelações, de profecias, de era do Espírito, onde líderes nem sempre sensatos fogem ao controle das Escrituras e ditam sua visão pessoal como palavra divina. O senso crítico se esvaiu. De pastor passou-se a bispo. De bispo a primaz. De primaz a apóstolo. De apóstolo a pai apóstolo. Uma megalomania que evidencia desequilíbrio gravíssimo. Como há desequilibrados em nossas igrejas! O evangelho produz saúde, não doença! Quem chama à sanidade espiritual emocional é frio, ressentido porque o rebanho não cresce.
A ética cedeu à celebração. Vale mais o culto festivo que o culto reflexivo, de análise da vida diante de Deus, de conserto, de afirmação de valores.
O narcisismo é chocante. Pasmei num congresso em que preguei. Um típico programa de auditório: música pauleira e manipulação. A entrada do cantor em palco foi doentia. Luzes apagadas, rufar de instrumentos, luzes sobre ele, de cabeça baixa, até levantá-la em ar triunfal. E a gritaria. Senti-me fisicamente mal. E envergonhado. Não foi isso que
aprendi na Bíblia.
A Convenção Batista Brasileira, em excelente documento, pede um Brasil novo, à luz dos gravíssimos casos de corrupção no país. Mas junto com o Brasil novo precisamos clamar por “uma igreja velha”. Uma igreja velha, sim.
Uma igreja antiga. Uma igreja em que a Bíblia seja pregada, em que a crença no poder do Espírito para fazer a obra crescer nos leve a prescindir de atos desonestos, de manipulações e de extorsão na contribuição.
Uma igreja velha em que evangelizemos, e não agridamos. Em que aceitemos o crescimento dado pelo Espírito, e não o de “marketing”. Uma igreja velha, onde caráter seja mais importante que os nomes de figurões usados para adornar a igreja.
Uma igreja velha em que o evangelho não ceda lugar à convivência amiga, sem contestações e sem exigências, “porque precisamos atrair as pessoas”. Uma igreja velha que pregue Jesus e não política.
E que não chame de “alienados” os que pregam que “Jesus salva” e que só Jesus pode mudar o mundo. Que minha igreja, que aprendi a amar, seja uma igreja velha. Cheia de “crentes” e não de “gospéis” (céus!).
Se ela não quiser, este pastor maduro, que se sente “velho”, terá que buscar uma “igreja velha”. Mas está tão difícil achar crentes “velhos” e “igrejas velhas”!

Isaltino Gomes Coelho Filho

admin

One thought on “Uma igreja velha! Quero uma igreja velha!

jonas lopes nevesPublicado em  9:27 am - jul 17, 2018

Mauro Santayana, JB 12/10, Uma Igreja Velha! Quero uma Igreja Velha- chute na imagem de N. Sra. Aparecida, assassinato de casal japonês-tudo em nome da intolerância religiosa etc. etc.Pessoas sem preparo talvez- se dizem pastores e, em nome de determinadas Igrejas – evangélicas, julgam-se exorcistas e e começam a expulsar demônios das pessoas a torto e a direito, como para isso fossem preparados. O pior há quem acredita. Antes eram crentes, depois evangélicos depois gospeis. Vejam o que acontece hoje, muitos evangélicos estão infiltrados em todas as áreas políticas em proveito próprio. O prefeito do Rio- Marcelo Crivella usa a sua Igreja Universal para benefício próprio- não sou contra evangélicos- sou contra seus procedimentos, poder material e não espiritual não se preocupam mais em formar caráter dos seus fiéis- preocupam no ter, serem figurões. Esqueceram a ética, os cultos festivos cederam lugar aos espirituais e reflexivo. Há também na Igreja Católica padres e Bispos desonestos e, também figurões, como alguns pastores; esqueceram os bons ensinamentos Bíblicos Ler, meditar, interpretar corretamente, propagar e respeitar. Quando desrespeita os ensinamentos Bíblicos deixam de ser aquilo/aquele para que foram preparados, tornam-se pessoas comuns- leigos.

erotikPublicado em  8:36 pm - nov 13, 2020

Great work! This is the type of info that are meant to be shared around the internet. Marje Kinnie Isiah

erotikPublicado em  3:04 am - nov 14, 2020

Pretty! This was an incredibly wonderful post. Thanks for supplying this information. Gilligan Gardy Bohannon

sikis izlePublicado em  1:53 pm - nov 14, 2020

Appreciate you sharing, great article post. Much thanks again. Fantastic. Roselle Callean Moshe

erotikPublicado em  11:11 am - nov 15, 2020

Really enjoyed this blog. Much thanks again. Keep writing. Esme Consalve Hedwiga

sikis izlePublicado em  7:40 pm - nov 18, 2020

This is very interesting, You are an overly professional blogger. Guinna Frederich Bremer

filmPublicado em  12:29 am - nov 24, 2020

I was studying some of your posts on this website and I think this internet site is very instructive! Keep posting. Ede Fair Luisa

filmPublicado em  2:48 pm - nov 25, 2020

Only wanna input that you have a very decent web site , I the design it really stands out. Bunni Jaye Eliathan

film izlePublicado em  9:11 am - jan 13, 2021

Well I definitely liked studying it. This post provided by you is very effective for correct planning. Moria Linn Dannye

free sexPublicado em  7:19 am - jan 21, 2021

Thank you very much for the content. I wish you continued success. Bambi Ricki Lidstone

canliPublicado em  12:04 am - jan 31, 2021

Pretty! This has been an extremely wonderful article. Thank you for supplying these details. Abra Asher Drice

canli tvPublicado em  2:21 am - jan 31, 2021

Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this write-up plus the rest of the site is really good.| Jessy Mano Bronson

moviesPublicado em  4:37 am - fev 6, 2021

Great article. Really looking forward to read more. Really Cool. Hannis Dennison Olivette

adminPublicado em  10:25 am - mar 3, 2022

I choose peace and you? What you choose?

TwicsyPublicado em  10:13 pm - jul 13, 2022

Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that
I’ve truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write
again very soon!

菜来了Publicado em  9:52 pm - nov 5, 2022

Hello,Happy everyday!

Deixe sua mensagem