FILEMON/SÍNTESE

Depois da saudação e da ação de graças a Deus pela fé e pelo amor de Filemon, e da oração para que continue crescendo na graça, o apóstolo Paulo ventila o tema central da carta. Onésimo, escravo que pertencia a Filemon, fugira da casa de seu senhor em Colossos, aparentemente depois de haver cometido um furto. Chegou ã metrópole de Roma onde entrou em contacto com Paulo e converteu-se a Cristo sob a influência e ministério do apóstolo. E então quando Paulo o envia de volta a seu dono legal, com esta carta pessoal de recomendação a seu favor, para ser entregue a Filemon. Roga a Filemon que receba de volta o arrependido (e também convertido) escravo, com boa vontade; que lhe perdoe e o reabilite, já que não continuaria sendo escravo para ele, mas “irmão amado”. O apóstolo mesmo reembolsaria a Filemon qualquer perda que Onésimo lhe houvesse causado, e esperava que aquele procedesse segundo as circunstâncias do amor e do dever cristãos. O relato em sua totalidade nos oferece uma impressionante analogia da história da redenção, narrada no evangelho.

AUTOR

Em três ocasiões o autor desta epístola identifica-se como Paulo (versos 1, 9, 19), e a carta está, além disso, relacionada com aquela que o apóstolo dirigiu aos colossenses (Colossenses 4:10-17); Filemon 2, 23, 24). Sua autenticidade é geralmente aceita. A carta foi, com toda probabilidade, escrita ao final da primeira prisão de Paulo em Roma, mais provavelmente nos anos 61 ou 62 d.C.

Jacobus J. Muller
Doutor em Teologia